A rede social Foursquare criada em Nova Iorque, Estados Unidos em 2009 colocou definitivamente a palavra geolocalização em nossos dicionários e corretores ortográficos e um ano depois, já registrava crescimento de 3400%. Mas… Foursquare, geolocalização? Você pode estar se perguntando o que é isto.
Também conhecido como #4sq, o Foursquare é uma rede social que do ponto de vista do usuário comum permite informar aos seus amigos / seguidores de outras redes como Facebook e Twitter a sua localização naquele exato momento. Você também pode receber dicas sobre o local que está sendo visitado, que vão desde saber se você foi bem atendido, se o preço daquele estabelecimento é bom ou se há um congestionamento naquele ponto da cidade, ou ainda mesmo se você conhece um local que serve um bolo maravilhoso e que mais ninguém conheça.
Para fazer os check-ins você precisa de um telefone celular, conexão à internet, um aplicativo instalado ou fazer uma visita à versão mobile do Foursquare. Nos Estados Unidos é possível atualizar o seu perfil através de mensagem SMS, mas infelizmente não existe previsão para que este serviço seja disponibilizado em outras partes do mundo.
A grande inovação é fazer o usuário não ficar parado na frente de um computador para utilizar a rede. A intenção é justamente oposta: explore a sua cidade, descubra novos lugares e pessoas com o Foursquare. E é realmente o que acontece. As pessoas saem atrás de badges (insígnias que as pessoas ganham e aparecem na sua página pessoal do Foursquare, por realizar determinados feitos, como fazer check-in num mesmo lugar três vezes numa mesma semana, veja a lista completa aqui) e quanto mais conseguem essas badges, mais querem. Uma das graças da rede social é disputar com amigos a quantidade de badges, ou ver quem consegue uma determinada badge primeiro. A sensação é a mesma de jogar um social-game na vida real, na rua (com direito a pontos e troféus)!
Do ponto de vista das empresas, esta parece ser a vitrine perfeita (desde que o cliente saia satisfeito do seu estabelecimento) – é a velha propaganda boca-a-boca ganhando novas proporções. O cliente que possui uma venue (é como chamamos o local de check-in) tem uma divulgação gratuita de sua marca, além de ser uma ótima ferramenta para fidelização do cliente (desde que utilizada para esse fim), já que quanto mais check-ins o usuário fizer no seuestabelecimento, mais ele terá recompensas que o próprio Foursquare possibilita e até mesmo a empresa/marca pode oferecer aos seus consumidores pois ter uma página no Foursquare da sua empresa permite ter acesso a dados como quem fez check-in, quantas vezes isso aconteceu, quem é o mayor (prefeito, isso é, a pessoa que deu mais check-ins que outras pessoas no seu estabelecimento) e com eles, você pode criar promoções e premiar seus clientes, lançando uma estratégia em novas mídias ainda pouco usada no Brasil.
O Foursquare é uma rede que traz vantagens tanto para as empresas quanto para os usuários, mas por que ela ainda não caiu nas graças do internauta brasileiro, que é usuário assíduo de redes sociais?
Muitos têm medo de usar o serviço(isso por uma questão de segurança!), mas há algumas dicas que podem ser muito valiosas de como fazer check-in de maneira segura (e ninguém precisa mais ter medo):
- Dar check-in somente em locais públicos, com circulação de um bom número de pessoas;
- Se for criar uma venue (um local no Foursquare) da sua residência ou local de trabalho, não coloque o endereço;
- Você também pode deixar para dar o check-in no momento em que você estiver saindo do local.
Mas o principal é que você tem a opção de escolher quem poderá ver aquele check-in que você esta fazendo. Você pode atualizar sem que ninguém veja aquela informação (o que é meio contrário a ideia do serviço, mas às vezes pode ser util).
O fato é que o Foursquare é um serviço que trás uma imensa gama de novas ações publicitárias aos anunciantes e permite que os usuários interajam entre si de uma forma diferente. Se você se interessou e ainda não tem uma conta no Foursquare, visite esta página e comece agora mesmo a explorar a sua cidade e conquistar badges!
Este vídeo (em inglês) disponível na página inicial do Foursquare mostra bem como o usuário pode interagir com o mundo através da rede e fazer da sua empresa o point mais badalado da cidade!
Victor Vicentini, Administrador de Empresas; atuante e estudioso em mídias sociais, viciado em Foursquare.
http://twitter.com/#!/vicentinivictor
victor.vicentini@gmail.com